Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Bom Retiro Aprova Projeto de Lei para Educação em Tempo Integral

Câmara de Bom Retiro Aprova Projeto de Lei para Educação em Tempo Integral

por adm última modificação 14/11/2023 16h29
A Câmara de Vereadores de Bom Retiro aprovou o Projeto de Lei nº 24/2023, que propõe a implementação da Educação em Tempo Integral nas unidades educacionais do município.

O projeto define a Educação de Tempo Integral como a ampliação do tempo de permanência de crianças e estudantes nas escolas, por meio de atividades diversificadas. A iniciativa será implantada de maneira progressiva, começando em 2024, abrangendo inicialmente turmas da creche e pré-escola.

Os objetivos da Educação em Tempo Integral incluem a ampliação das oportunidades de aprendizagem, o desenvolvimento integral dos alunos em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, além da promoção de atividades para melhoria da qualidade de vida familiar e comunitária. O projeto busca integrar as práticas educacionais com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenvolver metodologias ativas e inovadoras.

A implantação seguirá diretrizes como a articulação dos conteúdos curriculares, integração com políticas sociais e de saúde, promoção da cultura da paz e desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais, artísticas, físicas e culturais. O público-alvo prioritário são alunos em situação de maior vulnerabilidade social.

O horário de funcionamento do tempo integral será de no mínimo 7 horas diárias ou 35 horas semanais, com atendimento em tempo contínuo. A carga horária incluirá atividades pedagógicas, alimentação, higienização e parte diversificada do currículo. A Secretaria Municipal de Educação ficará responsável pelo acompanhamento e monitoramento da implantação.

O projeto prevê também a adequação da infraestrutura física, custeio da alimentação dos educandos, contratação de profissionais e estabelece parcerias para oficinas extracurriculares. As despesas seguirão as dotações orçamentárias vigentes. A Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na oferta educacional do município, proporcionando aos alunos uma experiência educacional mais completa e alinhada aos princípios contemporâneos da educação integral.